Alimentação e Cuidados ♡

Olá,  tudo  bem!
Em todas as consultas  com a Pediatra  da Malika,Dr Suzana Medeiros, assim como  na introdução  alimentar  que passei aqui no blog,recebo as orientações   na alimentação  e lendo esse post vi,que é  super importante seguir tudo que e passado nas consultas,e resolvi mostrar  pra vocês. No final do post, tem o endereço  da Dr Suzana, que atende  aqui em campinas. Informação super importante.
☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆















Boa  tarde,papais e mamães!

Tenho  recebido em meu consultório muitas crianças na faixa etária de 1 a 3 anos, com anemias severas, sugerindo falta de ingestão de ferro. Entretanto, as mães me contam que a alimentação da criança é impecável e que comem bastante carne vermelha ou frango, além dos vegetais ricos em ferro, o que me levou a escrever esse post a vocês.
Comumente, todas essas crianças foram amamentadas no seio materno ou até com leite artificial com a mesma frequência como se fossem bebês recém-nascidos, no decorrer desses 2 a 3 anos.
Atualmente há um estímulo muito grande ao aleitamento materno até os 2 anos de idade, porém nunca é explicado as mães que amamentam a frequência que o leite deve ser oferecido a partir do momento que o lactente começa a comer outros alimentos (6 meses).
O leite materno deve ser oferecido livre demanda até os 6 meses de idade APENAS. A partir daí, há a introdução de frutas no sexto mês, e das papas de legumes no almoço e no jantar a partir do sétimo mês de idade. Nesse momento, há uma tendência da criança manter-se mamando toda hora que deseja. E como a difusão da idéia de amamentar seu filho é muito intensa, as mães continuam oferecendo o leite na mesma frequência de um bêbe de 0 a 6 meses de idade, sem saber dos possíveis malefícios.
O problema começa aí. O cálcio que tem no leite, compete com a absorção do ferro no intestino. Por esse motivo, a criança passa a desenvolver anemia por deficiência de ferro, muitas vezes necessitando reposição desse nutriente.
Portanto, amamente seu filho sim! Se possível, até os 2 anos de idade, que é o suficiente e o necessário. Porém, mantenha a frequência de 3 vezes ao dia, no máximo, para não atrapalhar a absorção dos demais nutrientes das papinhas de fruta e de legumes, que são mais importantes para a criança a partir no sexto mês de idade. E sempre que oferecer o leite, seja ele do peito ou fórmula, garanta pelo menos o intervalo de 1 hora dos outros alimentos, para que não haja interferência com a absorção dos outros nutrientes.
☆☆☆☆☆☆☆☆
Endereço  do consultório :Rua frei antonio  de Pádua, 1263,
Jardim  Guanabara, Campinas

0 comentários:

Postar um comentário